Slider
Vamos conversar?

O Ministério da Saúde em parceria com o Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (NUPENS/USP), lançou em dezembro de 2018 um pacote de materiais de divulgação do Guia Alimentar para a População Brasileira, com o objetivo de ajudar profissionais da saúde na compreensão das recomendações para uma alimentação saudável.
Entre os materias que compõe esse pacote, estão 10 filmes que apresentam os “10 passos para uma alimentação Saudável”, produzidos pela Carretel Filmes!
O processo de produção dos filmes durou cerca de 6 meses e contou com uma equipe de mais de 25 profissionais empenhados na produção de um material que pudesse apresentar todo o conteúdo do Guia Alimentar para a População Brasileirade maneira didática e atraente para todos.

Ao longo dos 10 episódios, o público terá informações sobre as diferenças entre alimentos ultraprocessados, in natura e minimamente processados, encontrará soluções para os principais obstáculos para uma alimentação saudável, entenderá a lógica dos rótulos dos alimentos, e quais são os perigos de uma alimentação baseada em alimentos processados, normalmente ricos em óleo, gorduras, sal e açúcar.

O tempo e a atenção que dedicamos ao ato de comer, o ambiente e com quem partilhamos nossas refeições, também são algumas das questões abordadas nos filmes.
E por fim, o público terá acesso a cinco dicas imbatíveis para a alimentação saudável, com combinações de cardápios saudáveis.

Acesse os filmes:

Filme 01: Princípios do Guia Alimentar para a População Brasileira
Filme 02: Alimentos ultraprocessados
Filme 03: Alimentos in natura e minimamente processados
Filme 04: Obstáculos: Habilidades culinárias e tempo
https://youtu.be/r0NYRERdTME
Filme 05: Obstáculos: Informações e publicidade
https://youtu.be/xoEr20p1f3o
Filme 06: Obstáculos: Custo e oferta
https://youtu.be/RH5mVBqhjd8
Filme 07: Rotulagem
Filme 08: Alimentos Processados: Óleo, gorduras, sal e açúcar
Filme 09: A importância da comensalidade
https://youtu.be/yz2xNFhHwGE
Filme 10: Cinco dicas imbatíveis para a alimentação saudável

Sobre o Guia:

O Guia Alimentar para a População Brasileira lançado pelo Ministério da Saúde em 2014, passou por um processo de construção democrático que envolveu a população por meio de consulta pública no site do Ministério, além de reuniões e oficinas realizadas por todo o Brasil, fomentando a discussão acerca do tema e acolhendo as diferentes percepções.
O resultado disso foi uma material riquíssimo que trata a questão da alimentação fora do clichê da “pirâmide alimentar” e valoriza a riqueza dos hábitos culturais de toda a população brasileira, em suas mais diferentes realidades.
Atualmente ele é considerado referência mundial, e inspirou a criação de guias no mundo a fora. Em 2017 por exemplo, o nosso guia foi destacado como um dos poucos modelos a serem seguidos no mundo em um congresso realizado em parceria entre a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e o governo de Quebec, no Canadá.
E não para por aí, esse ano, o Canadá lançou o seu novo guia “Comer bem. Viver bem” inspirado no modelo brasileiro.

O Guia Alimentar para a População Brasileira tem sua distribuição gratuita e está disponível também em sua versão digital para download:

Guia Alimentar para a População Brasileira (Versão completa)

Guia Alimentar para a População Brasileira (Versão Reduzida)

Audiolivro do Guia Alimentar para a População Brasileira

Playlist com as versões reduzidas dos filmes

This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed. New posts will not be retrieved for at least 5 minutes.

Cadastre-se e receba nossas novidades em seu email!

Fale conosco

call (19) 99497-9092

mail contato@carretelfilmes.com.br

location_on Av. Antônio Artioli, 570 - Vernier - Sala 2
Swiss Park Oficce – Campinas – SP

Copyright© 2020 Carretel Filmes. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Susan Move.